Você sabia que a filantropia pode contribuir para a prevenção de doenças mais graves? Para os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, através das atividades que esse tipo de organização promove, é possível oferecer acesso a um atendimento hospitalar de qualidade e, com isso, evitar futuros problemas. Ficou curioso sobre esta relação? Então continue a leitura para saber mais!
Conhecendo a filantropia
Está perdido sobre o termo filantropia? Então saiba que ele possui diversos significados. Para muitas pessoas, por exemplo, a palavra está relacionada ao “amor ao próximo”, “atos de generosidade” e “contribuição ao menos favorecidos”. Na prática, isso refere-se a instituições e grupos que realizam projetos e ações voltados para o público mais vulnerável.
No Brasil, existem cerca de 27.500 instituições deste ramo, que realizam iniciativas nas diversas áreas. Uma delas é na educação, na qual mais de 800 mil bolsas de estudos são patrocinadas para o ensino básico e superior. Para o casal Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, essa é uma forma de oferecer oportunidade para que as pessoas consigam melhores opções dentro do mercado de trabalho.
Diferença entre filantropia e caridade
Vale ressaltar, que apesar de serem comumente confundidas, caridade e filantropia possuem características diferentes. Isso porque, quando se fala sobre o primeiro caso, está se associando a ações que buscam amenizar problemas imediatos. Por outro lado, as atividades do segundo caso, têm como objetivo solucionar o que está causando sofrimento no outro.
Filantropia e prevenção de doenças
Mas como a filantropia pode contribuir para a prevenção de doenças? Saiba que muitos problemas na saúde podem ser evitados através de exames e atendimentos contínuos. Mas, infelizmente, conforme o apoiador de causas sociais Wemerson Paneguini vislumbra, diversas fragilidades são encontradas no sistema hospitalar brasileiro, sendo difícil até mesmo, conseguir tratamento para patologias graves.
Dessa forma, através das contribuições realizadas por instituições sem fins lucrativos, é possível trazer melhorias no sistema de saúde e, com isso, oferecer serviços de qualidade para o público. Além disso, segundo a simpatizante de projetos voluntários Ana Lúcia Lopes Paneguini, pode-se promover projetos e campanhas a fim de conscientizar a população sobre como prevenir certos tipos de doenças.
Exemplos de contribuições
A fim de contribuir para a área da saúde e, consequentemente, para a prevenção de patologias, o casal de filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini realizam doações periódicas para diversas instituições brasileiras. O Hospital de Amor Barretos é um exemplo claro disso, tendo realizado mais de 230 milhões de procedimentos para os moradores de diversos municípios brasileiros. Dessa forma, isso mostra a importância que as ações voluntárias têm para o país.