Você já deve saber que um tribunal é um lugar onde o desempenho de um advogado pode ganhar ou perder um caso, certo? Por isso, conforme comenta Bruno Burilli Santos, que também é Dr. em Direito, os advogados precisam levar a sua boa postura ao tribunal para obter sucesso e passar uma maior segurança durante a defesa de seus clientes, você não concorda? Mas o que poderíamos categorizar como ‘boa postura’, afinal?
Neste artigo, discutiremos quatro maneiras de ter um bom desempenho em um tribunal como advogado, de maneira que você possa desempenhar a sua postura e se tornar um excelente profissional em pequenos passos. Por isso, se você se interessa por esse tipo de assunto e quer obter maiores informações acerca desse tema, vale a pena ler o texto até o final!
A preparação é a chave
Para iniciar, vamos comentar um pouco sobre a preparação. De modo resumido, essa é a base de qualquer atuação bem-sucedida no tribunal. Deste modo, antes de entrar em um tribunal, um advogado deve ser bem versado nas leis e precedentes legais relevantes tal como deve conhecer os fatos do caso por dentro e por fora e ser capaz de antecipar possíveis argumentos do advogado oponente. Logo, conforme comenta o advogado Bruno Burilli, quanto mais preparado um advogado estiver, mais confiante ele estará no tribunal.
Confiança e Equilíbrio
Além disso, qualquer pessoa deve ter em mente que a confiança e o equilíbrio são características essenciais para um advogado ter no tribunal. Assim sendo, é imprescindível que um advogado transmita confiança em seus argumentos e conhecimentos jurídicos, mantendo uma atitude calma e respeitosa com o juiz e o advogado oponentes, pois projetando confiança e equilíbrio, esse profissional pode ganhar a confiança e o respeito do juiz e do júri.
Comunicação efetiva
A comunicação efetiva também entra como tópico importante para o desempenho do papel do advogado. Conforme pontua Bruno Burilli Santos, o representante dessa área deve ser capaz de explicar conceitos jurídicos complexos ao juiz e ao júri de maneira clara e objetiva, como também devem utilizar linguagem compreensível ao leigo, sem abrir mão do repertório jurídico de seus argumentos.
Preparação para o inesperado
Finalmente, um advogado deve estar preparado para o inesperado no tribunal, isto é, ele deve estar preparado para lidar com surpresas — como testemunhas inesperadas ou evidências apresentadas pelo advogado adversário. Por isso, o ideal é ter um plano “B”no caso de uma discussão ou linha de questionamento não sair como planejado, pois só assim o advogado pode manter o controle da situação e evitar ser pego desprevenido.
Como você pôde perceber, existem várias características e estratégias importantes que podem ajudar um advogado a ter um bom desempenho no tribunal, e conforme assinala o Dr. Bruno Burilli, estando bem preparado, projetando confiança e equilíbrio, comunicando-se de forma eficaz e estando preparado para o inesperado, um advogado pode aumentar suas chances de sucesso no tribunal.