O primeiro turno da eleição para prefeito de Guarulhos está marcado para 6 de outubro, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas estão intensos na cidade da Grande São Paulo.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatas e candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.
Até o momento, a corrida eleitoral para o cargo de prefeito da cidade tem os seguintes candidatos já confirmador pelos partidos políticos que atuam na cidade: Alencar Santana (PT), Elói Pietá (Solidariedade), Fran Corrêa (PSDB), Jorge Wilson (Republicanos), Lucas Sanches (PL) e Márcio Nakashima (PDT).
Caso a eleição não se resolva no primeiro turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro.
Esta matéria é atualizada à medida que os pré-candidatos são confirmados.
Confira a lista, em ordem alfabética, dos pré-candidatos à prefeitura de Guarulhos:
Alencar Santana (PT)
Deputado federal pelo PT e vice-líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, em Brasília, Alencar Santana Braga é candidato à prefeitura de Guarulhos pela primeira vez.
Advogado especialista em Direito Constitucional, Santana já foi vereador na cidade e deputado estadual na Alesp por dois mandatos.
Começou sua militância política no movimento estudantil, em 1992, quando tinha 16 anos. Filiou-se ao PT em 1998.
No primeiro mandato como vereador, foi líder do governo do prefeito Elói Pietá e secretário de governo do prefeito Sebastião Almeida, entre janeiro de 2009 a abril de 2010.
Nascido no Rio Grande do Sul e morador de Guarulhos desde 1980, foi vereador na cidade de Guarulhos entre 1983 e 1990, chegando a ser presidente da Câmara Municipal guarulhense.
Professor e advogado, foi prefeito de Guarulhos pelo PT por dois mandatos, entre 2001e 2009.
´Foi deputado federal e estadual pelo PT até 2023, mas deixou a legenda após o partido escolher outro pré-candidato em 2024, migrando para o Solidariedade.
Fran Corrêa (MDB)
Dentista por formação, Fran Correa é empresária e esposa do deputado federal Eli Corrêa Filho, filho do radialista e vereador por São Paulo, Eli Corrêa (União Brasil).
Está na segunda disputa pela prefeitura de Guarulhos. Em 2020, foi candidata pelo PSDB e obteve 10,49% dos votos válidos, totalizando pouco mais de 60 mil votos.
Migrou em 2024 para o MDB, onde é presidente do diretório municipal do partido na cidade.
Jorge Wilson (Republicanos)
Jorge Wilson Gonçalves de Mattos é conhecido como o ‘Xerife do Consumidor’, por conta do trabalho em uma emissora de televisão.
Deputado estadual por dois mandatos seguidos, foi reeleito em 2022 com 177.414 votos para continuar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Já foi diretor executivo do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do PROCON no período de 2009 a 2014 e é atualmente Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Alesp.
Lucas Sanches (PL)
Engenheiro Civil, Lucas Sanches tem 28 anos é vereador pela cidade de Guarulhos desde 2020, quando foi eleito com 4.851 votos pelo Partido Progressista (PP).
Bolsonarista, em 2022 tentou se eleger deputado federal pela cidade, mas obteve 40.881 votos e não foi eleito pelo PL, partido que está filiado no momento.
Márcio Nakashima (PDT)
Nascido em Guarulhos, Márcio Nakashima é formado em contabilidade e Direito. Iniciou a carreira pública em 2004, quando foi eleito vereador na cidade de Piracaia, no interior paulista.
Irmão de Mércia Nakashima, assassinada pelo ex-namorado Mizael Bispo de Souza, foi eleito deputado estadual na Alesp pela 1ª vez em 2018, com 38.081 votos.
Nas eleições 2022 obteve 85.195 votos e se manteve como deputado estadual pelo PDT, sendo o único representante do partido na Alesp.